O
capitalismo é a exploração do homem pelo homem. O socialismo é o contrário. (Millôr Fernandes)
Os ‘marxistas’ dizem que os críticos de karl Marx não entenderam a sua obra. Para responder a esta polêmica nada melhor do que observar a vida dos que a “entenderam” e as do que não entenderam e suas respectivas produções para si, a família e o país. O desprezo pela riqueza pode ser fruto do fracasso de tentativas de adentrá-la. Não é só a falta de cultura capaz de produzir um “progressista” justiceiro social, existem a inveja, as frustrações, os interesses inconfessáveis postos acima da verdade. O cérebro dos incautos é enganado quando os olhos miram o belo e os ouvidos escutam promessas falaciosas de um governo solidário.
Por que
os socialistas do MST não constroem seus paraísos nas Terras que obtêm? Por que
destroem o que existe e não constroem nada, ou muito pouco?
Um grupo do MST se une, compra terras longe dos grandes centros
e vai morar lá, num ambiente comunitário, nada é de ninguém, o trabalho é
comunitário, o lucro é igualitariamente dividido…
José se mata de trabalhar,
acorda cedo, produz de manhã até de noite, tem muitas de responsabilidades.
Pedro acorda, toma seu café, faz o que quer fazer de manhã, vai
trabalhar até o Sol ficar a pino, volta para sua casa, almoça e dorme, volta a
trabalhar de tarde, quando o Sol está mais clemente, faz o que acha ser sua
parte.
Marcos acorda, vai trabalhar
com afinco, mas nem tanto quanto José, por outro lado é quem vai negociar
preços, lida com toda a burocracia (afinal, ainda tem que pagar impostos,
energia elétrica, água e insumos) que, apesar de ser um serviço mental, o
esgota.
Carla tem sua própria casa.
Aposentada (com 45 anos), na verdade está lá para viver a experiência
socialista, ama acordar, ver seus colegas trabalhando. Ajuda fazendo o café,
limpando a casa coletiva, fazendo almoço, lavando pratos e assim por diante,
nada muito estressante ou pesado. Odeia cuidar da burocracia, então deixa
Marcos responsável por ir fazer compras. Na verdade, fica todo o seu tempo
livre fazendo miçangas para vender a turistas, que vem conhecer a experiência
socialista.
Enzo Gabriel deixou a
faculdade de humanas e seus pais que viviam exigindo coisas para ele, coisas de
um mundo capitalista que ele desprezava.. Ele não gosta de trabalhar a terra,
não gosta de colher, não gosta de lidar com burocracia e tem vergonha de vender
miçangas com Carla. Mas ele está lá, recebe mesada de seu pai e, com ela, ajuda
a manter a comunidade (ou assim ele diz). Ele usa o velho PC e a internet 3G
que tem para manter atualizada a página da comunidade, trazendo incríveis 3 a 4
turistas por semana para comprarem miçangas e produtos socialistas, o que é
algo que ninguém lá faz e ele considera mais importante que tudo, pois não
adianta produzir se ninguém sabe.
No fim do mês, quando vendem sua colheita, José se sente
injustiçado, pois recebe o mesmo que os outros, sendo que considera trabalhar
muito mais. Pedro se sente injustiçado, pois recebe o mesmo que os outros, sendo
que considera trabalhar muito mais. Marcos se sente injustiçado, pois recebe o
mesmo que os outros, sendo que considera trabalhar muito mais. Carla se sente
injustiçada, pois recebe o mesmo que os outros e não liga para isto, mas não a
valorizam tanto quanto ela deveria ser valorizada, na manutenção da comunidade,
como se produção fosse tudo. Enzo Gabriel se sente injustiçado, pois recebe o
mesmo que os outros, sendo que considera trabalhar muito mais.
Não é zoeira, embora algumas comunidades socialistas continuem
funcionando por anos a fio, no geral estas experiências
comunitárias duram poucos anos, os conflitos acabam afastando as
pessoas e, depois de um tempo, vendem e dividem tudo. Alguns poucos, mais
idealistas, acreditam que apenas deram azar de se juntarem a pessoas que não
levam a sério a comunidade e, com seu dinheiro, mudam para outra comunidade,
repetindo o ciclo.
Ah, e há as comunidades socialistas de aposentados (de
funcionários públicos a milionários capitalistas), estas costumam durar mais,
pois a renda não vem do trabalho deles, mas de fora (bem socialista, aliás)…
Basicamente
é isto.
Para o socialismo funcionar, há duas hipóteses: (1) tem que existir o capitalismo para financiá-lo ; OU (2) Tem que acabar o capitalismo. Não por que o capitalismo atrapalha, mas porque se houver uma alternativa melhor, todos tenderão a retornar para ele, exceto se for uma comunidade socialista da tribo ianomami isolada do resto do mundo .
Um grande problema do Marxismo é que ele é visto como algo científico no campo das ciências naturais. O Karl Marx não entendia (e seus seguidores não entendem) que a ciência econômica não é puramente matemática, ela também é uma Ciência Social. Marx e Engels escreveram seus textos uma época que, para serem levados a sério, precisavam se dizer científicos. Não é à toa o enfoque materialista e o seu caráter determinista repleto de relações de causa e efeito puramente racional. O problema de uma coisa que se declara científica é que ela necessitaria ser exaustivamente testada e aprimorada. Ela deveria passar pelo crivo do método científico, e cedo ou tarde, pode ser provada certa, errada, total ou parcial, etc. Adeptos do Marxismo como filosofia de vida encaram a palavra "científica" de uma forma completamente equivocada e tratam suas ideias como uma cláusula pétrea das leis que regem a sociedade. Essa é uma visão absolutamente limitada e equivocada, os preceitos-chave da visão econômica de Karl Marx não correspondem à realidade. Os escritos de Marx são um produto do tempo em que foram escritos e até de muito anterior, como o período Feudal. A teoria de que salários e compensações sempre tenderão a valores de subsistência se provou errada conforme os países se desenvolveram. A explicação marxista da tendência de queda nos lucros pelo desemprego causado pelas máquinas se provou equivocada mesmo sabendo-se que a produção evoluiu sendo não somente dependente da força de trabalho. E está cada vez menos dependente. A teoria de que crises econômicas tornar-se-iam mais e mais severas se provou equivocada: crises econômicas mais recentes foram menos severas que outras mais antigas, a exemplo da crise de 1929. A teoria de que o Capitalismo exige uma reserva industrial de indigentes se provou errada: se a Era da Globalização fez algo, foi retirar da miséria centenas de milhões de pessoas pelo mundo, pelo menos até o momento [2023]. A teoria da Mais-Valia não sobrevive a um escrutínio, a começar porque valor é algo bastante subjetivo, além de depender da demanda. De nada adianta o trabalho empregado para fazer um bem se ninguém quer comprá-lo. Conclusão: A crítica marxista é mais uma pintura borrada e amadora do Capitalismo do que uma fotografia profissional dele. Isso não significa que embora Marx esteja errado no que escreveu, não seja importante estudá-lo, haja vista que Karl Marx continuará a ser cultuado pelos “progressistas” brasileiros que nunca leram a sua obra ou se leram não entenderam e estarão influenciando o resultado das eleições. Os marxistas dizem que aquele que diz não serem boas as ideias de Karl Marx é porque são burros ignorantes manipulados pela elite e que merecem o paredão. É, Karl Marx e seus seguidores, marxistas, seguem esse padrão. Se tomarmos como base o sistema que foi implantado em quase 50 países e não deu certo em nenhum único deles (sempre por culpa dos outros) e ainda assim tem seguidores apaixonados poder-se-ia dizer que as bases da esquerda são bem fundamentadas? Ou, quem seriam os burros ?
O discurso libertário é acusado até
do que não faz e até do que não fez. Entre em uma rede esquerdista
e veja eles acusando Bolsonaro de coisas que não fez e não são propostas de defensores
da liberdade. E isso acontece o tempo todo. E se isso não é perseguição, eu não
sei o que é. E se os defensores da liberdade são perseguidos, como isso "ainda
é tolerado"? O que os esquerdistas brasileiros querem, e ainda não está
acontecendo, são assassinatos em execuções públicas de conservadores pró
liberdade. Como as que os fascistas faziam na Itália e os nazistas faziam na
Alemanha. Se você é mais um que odeia a liberdade, odeia os defensores da
liberdade econômica, parabéns, você é só mais um idiota e, provavelmente, sendo
manipulado.
